Sociologia, por quê?

Sociologia, por quê? Fui surpreendido por um amigo com esta pérola de pergunta que me fez refletir e partilhar minhas considerações acerca desta ciência e de minha escolha por esta graduação do ensino superior.

Devolvi quase que automaticamente ao questionamento sobre minha escolha pela Sociologia com uma quase igual indagação: Sociologia, por que não?

Um método intrigante de jogar para o outro a resposta, devolvendo com uma pergunta foi uma saída pela tangente que sabiamente aludi na ocasião, mas que ocultava algo maior, o fato do não conhecimento da importância da sociologia.

Todas as vezes que digo estar cursando Licenciatura em Sociologia soa como estranho aos interlocutores e isso se dá pelo fato de que embora a Sociologia seja o estudo científico das relações sociais dos seres humanos, ela não é bem conhecida, entendida ou aceita naturalmente.

Sempre me interessei pela organização social, pela arte da convivência, da busca pela harmonização, da edificação do saber, da política como arte do bem comum, das relações interpessoais e humanas e reside aí meu sonho.

Portanto, sinto por obrigação, por dever e consciência cívica alavancar a Sociologia como uma ciência capaz de congregar em si a curiosidade e a transformação do próprio tecido social.

Peremptoriamente a Sociologia carrega em si aspectos que influenciam a vida em seu cotidiano, as mutações ocorridas nas diversas áreas da própria sociedade, as reflexões do mundo pós-moderno, da atividade educacional, da prática política e do pensar filosófico aliado às novas tecnologias.

De minha parte farei usufruto de todos os meios e mecanismos, técnicas e tecnologias para fazer esta ciência conhecida, respeitada, pois um de seus conceitos basilares é de que a Sociologia é o estudo científico das relações sociais estabelecidas pelos seres humanos, de seus grupos sociais e o mundo social produzido pela globalização.

“Somos um ser social, racional e mutativo em seus mais diversos aspectos”.

*Artigo escrito por Carlos Ferreira da Silva, graduando do Curso de Sociologia pela Universidade Paulista – Pólo Patos, Paraíba.